Este blog é um espaço destinado ao compartilhamento de informações e curiosidades relacionadas à Anatomia Humana, Saúde e Bem Estar. Entre, divirta-se e deixe suas contribuições.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

(1_EF_LIC_NA_EDILSON_OLIVEIRA) Lesões no Ligamento Cruzado do Joelho

   O joelho é a maior articulação de nosso corpo, e sofre principalmente com as lesões no ligamento cruzado anterior do joelho. Os exemplos mais comuns estão nos campos de futebol, mas também podem ocorrer em nosso dia-a-dia. Para uma melhor explicação trouxe dois vídeos, o primeiro é uma entrevista com o Dr. Rodrigo Kalil, ortopedista especialista em joelho do Instituto Abathon Medicina e Saúde, onde ele explicara quais as funções dos ligamentos e em particular mostrará como ocorrem as lesões no ligamento cruzado anterior e como se da o processo de recuperação desta lesão. O segundo vídeo é um reforço a fala do Dr. Kalil e mostra como é feita uma cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior. 


Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=yy_Y71s7f3k&feature=related. Acesso em 27/08/2012.


Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=t4_w6h1d6kY&feature=related. Acesso em 27/08/2012.

Um comentário:

  1. 1_EF_LIC_NA_FLAVIO_HENRIQUE

    Muito boa a postagem, como vimos, as lesões no joelho são muito comuns na prática de atividades físicas, e como futuros profissionais da área, devemos estar preparados para efetuarmos os primeiros socorros deste tipo de lesão. O joelho pode ser encontrado estendido ou dobrado. Se dobrado, apoie-o sobre travesseiros e utilize talas para impedir que se estenda de volta. Se estendido, imobilize-o utilizando-se da perna sadia como tala. Neste caso, antes de amarrar uma perna à outra, acolchoe-a e utilize amarrações de tecido bem largas para não garrotear. O primordial é lembrar-se de jamais tentar corrigir uma lesão, trazendo o membro de volta ao normal, pois este é um procedimento médico e de altíssimo risco para a vítima.

    ResponderExcluir