Este blog é um espaço destinado ao compartilhamento de informações e curiosidades relacionadas à Anatomia Humana, Saúde e Bem Estar. Entre, divirta-se e deixe suas contribuições.

domingo, 26 de agosto de 2012

(1_EF_LIC_NA_Aline_Melnyk) Acondroplasia


1_EF_LIC_NA_Aline_Melnyk

O vídeo a seguir é um trecho do documentário The Science of Dwarfism da NatGeoTV.
Ele apresenta a história da americana Susie Campbell que tem um tipo de nanismo chamado acondroplasia.
Os acondroplásicos, devido a um problema genético, nascem com seu tamanho normal e só durante o crescimento que adquirem características particulares como os ossos dos braços e coxas medindo a metade do tamanho normal, e curiosamente sua cabeça é maior que a de outras pessoas. Outra característica é a curvatura dos joelhos para fora, pelo fato de que suas fíbulas crescem mais que suas tíbias.
Essa mutação genética impede com que as células de cartilagem que fazem parte do crescimento e desenvolvimento dos ossos se multipliquem na quantidade necessária para um crescimento normal. Essa alteração pode trazer alguns problemas físicos, entre eles a estenose espinhal que trata-se do estreitamento do canal espinhal, que comprime a medula espinhal e nervos, e a lordose, uma curvatura excessiva da coluna vertebral.
Apesar de algumas adaptações e mudanças, pessoas como Susie podem levar vidas normais, contudo devem seguir alguns cuidados diferenciados em relação aos problemas físicos que podem vir a adquirir.



Link: http://www.youtube.com/watch?v=YOfF9xZTNLk – Acesso em 23/08/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário