Este blog é um espaço destinado ao compartilhamento de informações e curiosidades relacionadas à Anatomia Humana, Saúde e Bem Estar. Entre, divirta-se e deixe suas contribuições.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

(1_EF_LIC_NA_JOSÈ_EDENILSON ) Hérnia de disco

A hérnia de disco é causada por uma lesão dos discos que compõem a coluna vertebral. Esses discos estão entre as diferentes vértebras e agem como amortecedor, a fim de absorver os choques. Essa doença causa dor intensa e requer sempre uma consulta médica.
Em geral, quando há hérnia de disco, o repouso é recomendado, somente nos casos graves de hérnia de disco que há a necessidade de cirurgia.

A hérnia de disco é o deslocamento de um disco intervertebral. Em caso de um esforço muito grande e de má postura, a hérnia de disco pode aparecer quando a pressão é muito grande. Em geral, é ao nível dos discos 4 e 5 das vértebras lombares, e entre a quinta vértebra lombar e o sacro. Juntamente a hérnia de disco, pode se ter lombalgia e dor ciática, e uma rigidez das costas.
De fato, manejar inadequadamente cargas pesadas pode danificar o envelope dos discos, rompendo o núcleo pulposo, podendo sair do canal espinhal. Depois, há o aparecimento de edema e inflamação. A protusão do disco intervertebral, bem como a inflamação e o edema podem comprimir o nervo ciático. Assim, a dor ciática aparece. Quando o núcleo de um dos discos vertebrais sai do canal espinhal e comprimem outro nervo, o membro inervado será afetado. Assim, quando o nervo que inerva a perna é comprimido, a dor irradia por esse membro. A hérnia de disco também pode ocorrer durante uma queda ou um movimento em falso. Nota-se também que os discos vertebrais se desgastam ao longo do tempo e perdem sua elasticidade. O qual pode ser uma possível causa da hérnia de disco.
Causas:
·        O envelhecimento dos discos vertebrais;
·        Transportar cargas muito pesadas;
·        Má postura;
·        Quedas;
·        Excesso de peso;
Para evitar à hérnia de disco as seguintes medidas preventivas são aconselhadas: Manter-se ereto, Dormir confortavelmente, Praticar esportes, Calçar sapatos confortáveis, Fazer alongamentos e aquecimentos antes de fazer qualquer esforço com a coluna, etc.

Vídeo explicativo:
Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=rB5YG9GDfRc&feature=fvwrel > Acesso em 18/08/12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Disponível em: < http://www.criasaude.com.br/N6836/doencas/hernia-de-disco.html > Acesso em 18/08/12

Um comentário:

  1. 1_EF_LIC_NB_WENDELL_LUIZ_LINHARES

    Matéria muito interessante!!
    Nós enquanto Educadores Físicos devemos orientar nossos alunos em todas suas práticas sobre a importância de manter apostura corporal correta. Lembrar que não somente na escola em particular nas aulas de Educação Física que essas posturas devem ser tomadas, mas sim, em todas as atividades que realzam seja na sua casa, no seu trabalho e etc. Algumas orientações simples ajudam aevitar problemas de hérnia de disco: Postura correta ao sentar-se, ao levantar um peso entre outras, contribuem para a prevenção da doença.

    ResponderExcluir