Este blog é um espaço destinado ao compartilhamento de informações e curiosidades relacionadas à Anatomia Humana, Saúde e Bem Estar. Entre, divirta-se e deixe suas contribuições.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

(1_EF_LIC_NB_Noelise_M_Teixeira) Espinha Bífida

1_EF_LIC_NB_Noelise_M_Teixeira

É uma anomalia congênita que pode se desenvolver nos dois primeiros meses de gestação. É quando a coluna vertebral não se fecha completamente e o tecido nervoso sai pelo orifício resultando em uma saliência onde a espinha fica desprotegida. É mais comum na região lombosagrada e tem como consequência a paralisia, o grau dessa paralisia varia dependendo da região da coluna em que ela se encontra.



Atualmente os médicos têm recomendado que as gestantes ingiram acido fólico nas primeiras semanas de gestação como forma de prevenção da espinha bífida.

Leia mais em: //
www.espinhabifida.com/

Fonte do texto:http: //www.espinhabifida.com/

Fonte imagem coluna vertebral:
http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/por-dentro-das-celulas/o-super-homem-poderia-ter-voltado-a-andar/

2 comentários:

  1. 1_EF_LIC_NA_ANDRESSA_BRANDT
    É importante que os responsáveis tenham consciência de que partir dos 6 anos não se insiste que a criança com a espinha bífida caminhe, porque se não conseguiu andar até esta idade, dificilmente vai andar. Nesta etapa os pais devem incentivar à independência. A criança vai para a escola, os professores devem ser informados da situação e necessidades da criança. Se esta usar cadeira de rodas vai necessitar de determinadas condições na escola. Claro que o papel do professor de educação física é muito importante nesse momento, pois ele deve incentivar o aluno a participar das atividades escolares e planejar sua aula de maneira que o aluno seja incluído em todas as atividades e de maneira nenhuma excluído, pois praticar atividades físicas é muito importante, e se houver interesse do aluno e especialmente do professor na procura de diferentes recursos, poderá ser praticada sem mais problemas.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir