Este blog é um espaço destinado ao compartilhamento de informações e curiosidades relacionadas à Anatomia Humana, Saúde e Bem Estar. Entre, divirta-se e deixe suas contribuições.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

(1_EF_LIC_NB_WENDELL_LUIZ_LINHARES) Entorses no tornozelo

Olá pessoal!
   O presente resumo trata-se de um assunto muito comum de ser ouvido e discutido. Vou falar sobre as ENTORSES, Quem nunca teve ou ouviu alguém dizer que teve uma entorse no tornozelo? As entorses são mais comuns do que imaginamos e embora grande maioria de pessoas atingidas sejam esportistas, não excluindo  pessoas “comuns” que podem sofrer uma entorse no ato de caminhar.
Entorses no tornozelo
   As entorses no tornozelo são lesões ligamentares onde o indivíduo “força” o tornozelo e o pé em direção à linha média do corpo ultrapassando a linha de resistência dos ligamentos 90% das lesões são causadas pela inversão forçada do tornozelo. As entorses são comuns em esportistas e pode ocorrer em atividades como andar, correr ou saltar.
Sintomas de uma entorse
   Os sintomas são: dor, inchaço e hematoma que podem acabar afetando os dois lados da articulação, dependendo das estruturas acometidas.
Classificação das entorses
   Podem ser classificadas em três graus de acordo com as lesões do complexo ligamentar lateral. 
LESÕES GRAU 1 (Lesão Leve) – Estiramento e ruptura de algumas fibras internas dos ligamentos dor e inchaço discreto. Tornozelo estável mecanicamente.
LESÕES GRAU 2 (Lesão Moderada) – Ruptura parcial dos ligamentos dor hematoma e inchaço. Tornozelo com certa instabilidade anterior.
LESÕES GRAU 3 (Lesão Grave) – Ruptura completa dos ligamentos dor intensa, hematoma e grande inchaço. Tornozelo instável e com incapacidade funcional.
    TRATAMENTO E REABILITAÇÃO DE ENTORSES
Entorses Grau 1:
   Pode-se utilizar tala gessada, bota imobilizadora por 1 ou 2 semanas. Lesões leves podem ser tratadas funcionalmente com imobilização elástica. Indica-se repouso, uso de gelo, anti-inflamatórios e elevação do membro para aliviar os sintomas. A fisioterapia acelera a reabilitação a partir da 2ª ou 3ª semana após a lesão.
Entorses Grau 2:
   Tratamento semelhante ao grau 1 com prolongamento do tempo de imobilização por até 3 semanas. O período de cicatrização, de recuperação e de reabilitação é mais prolongado. A fisioterapia tem papel importante para o completo resultado funcional.
Entorses Grau 3:
  O tempo de imobilização pode chegar até 4 semanas. O período de cicatrização, de recuperação e reabilitação é longo. Existe maior possibilidade de ocorrer lesões associadas e complicações com sintomas residuais tardios,O tratamento cirúrgico é reservado para casos selecionados em atletas e lesões com grande instabilidade e abertura da pinça articular.

 Disponível em < http://www.clinicaecirurgiadope.com.br/index.php/entorse-do-tornozelo-e-instabilidade-ligamentar/>. Acesso em 29-08-2012

Um comentário:

  1. 1_EF_LIC_NA_Edilson_Oliveira

    Muito interessante e bem válida essa postagem Wendell, pois as entorses no tornozelo ocorrem com certa frequência tanto com esportistas quanto com pessoas comuns. Gostei da explicação, você colocou de forma completa e resumida o que é, quais as classificações e seu tratamento. Mas como trata-se de um problema comum em nosso dia-a-dia é interessante falarmos das formas de prevenção como: evitar sapatos de salto alto, usar sapatos apropriados e de tamanho ideal, alongar antes e depois de atividades e exercícios físicos, evitar mudanças bruscas de posição e de direção e enfaixar os tornozelos ou usar tornozeleiras durante esportes de alto impacto, especialmente, se já houver uma lesão antiga.

    ResponderExcluir