Este blog é um espaço destinado ao compartilhamento de informações e curiosidades relacionadas à Anatomia Humana, Saúde e Bem Estar. Entre, divirta-se e deixe suas contribuições.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

(1_EF_LIC_NA_CAMILA_CANANI ) Partes do nosso corpo em desuso

   O texto a seguir nos apresenta uma listagem com 10 partes do nosso corpo que estão sendo considerados em "desuso", ou seja, sobrevivemos muito bem sem, e que poderiam começar a desaparecer. Mas será que conseguiríamos mesmo? Será que eles realmente não servem para nada? Ainda é interessante ter em mente que esses "desaparecimentos" ou diminuições não se dão de maneira simples, apenas por "desuso", algumas dessas vezes as diminuições são apenas modificações "colaterais" mais ou menos obrigatórias de alguma outra coisa que está sob seleção. Por esse mesmo motivo é também possível que muitas coisas que não tenham mais utilidade sejam mantidas indefinidamente, por estarem de alguma forma fazendo parte do desenvolvimento de alguma outra estrutura mais essencial. Confira a listagem e deixe seu comentário!

Disponível em http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=25970.0, acesso em 30/08/2012.

2 comentários:

  1. 1_EF_LIC_NB_KELLY DO ROCIO

    Analisando a postagem sobre "Partes do corpo humano em desuso" percebe-se que muitos dos itens tem coerência.
    Um exemplo é a apêndice onde é a cirurgia é inevitável, quando a mesma inflama para evitar uma infecção generalizada, não se sabe ao certo qual a sua função , mas o que podemos afirmar é que ela tinha como função digerir certos alimentos que hoje em dia não é mais consumido, pois a alimentação dos nossos antepassados era diferente dos dias atuais, assim a apêndice poderá ser dispensável, para que não precisemos passar por uma dor insuportável e nem por uma cirurgia. Nesse caso podemos pensar que ela pode desaparecer do nosso corpo sem nenhum problema.
    Quanto aos outros itens, citados na postagem, com o passar do tempo poderemos obter mais respostas concretas em relação as perguntas acima.

    ResponderExcluir
  2. 1_EF_LIC_NA_ALINE_MELNYK

    Essa postagem serve como uma forma de comprovar e/ou influenciar os estudos sobre a evolução humana. Tomando como exemplo o osso Cóccix, um pequeno osso localizado na parte inferior da coluna vertebral, que segundo a postagem é uma parte do corpo em desuso, acredita-se tratar de uma evidencia da evolução. Tomando como base a teoria evolutiva, que afirma que nossos ancestrais apresentavam caudas, esse osso seria vestígio de um rabo e que também poderia desaparecer como a própria cauda, já que não apresenta mais função alguma para o nosso corpo.

    ResponderExcluir