Este blog é um espaço destinado ao compartilhamento de informações e curiosidades relacionadas à Anatomia Humana, Saúde e Bem Estar. Entre, divirta-se e deixe suas contribuições.

sábado, 13 de outubro de 2012

(1_EF_LIC_NA_EDILSON_OLIVEIRA) Cálculo Renal ou Pedra no Rim.

   Olá pessoal, esse vídeo é bem interessante. Ele explica como se formam as pedras no rim e como podemos preveni-las, através de uma fala do urologista Eduardo Bertero. Trouxe esse vídeo para reforçar a explicação do professor José Fabiano sobre este assunto, na aula de sexta-feira dia 5 de outubro. 


Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=kvG5CmT1x8s&feature=fvwrel. Acesso em 27/08/2012.

2 comentários:

  1. 1_EF_LIC_NA_JOSÉ_EDENILSON
    Nesta aula citada no post, me recordo que na prática no laboratório de cadáveres, o Prof.Me.José Fabiano mostrou o canal por onde deve passar a pedra, o URETER, um espaço bem pequeno, por onde passa a pedra em direção a bexiga urinaria, por esse motivo a dor é intensa. Cito também o exemplo dado pelo professor: em alguns casos é como se tivesse que passar uma azeitona por um tubinho de caneta, imagine a dor. Por esse motivo se faz de grande importância termos ao menos um pouco de conhecimento sobre esse assunto e talvez o mais importante orientarmos as pessoas, principalmente da importância de beber água.

    ResponderExcluir
  2. 1_EF_LIC_NA_ALINE_STOCKLY
    Cálculo Renal é uma massa sólida formada por pequenos cristais. Um ou mais cálculos podem ser encontrados nos rins ou ureteres ao mesmo tempo. As pedras no rim podem se formar quando a urina contém certas substâncias em excesso. Essas substâncias podem criar pequenos cristais que se transformam em pedras. O maior fator de risco para cálculos renais é a desidratação. Os cálculos renais podem não manifestar sintomas até que comecem a se mover pelos ureteres, tubos pelos quais a urina é levada até a bexiga. Quando isso acontece, os cálculos podem bloquear o fluxo de urina ao sair dos rins. Isso causa inchaço do rim ou dos rins, provocando dor. Os cálculos renais são comuns. Uma pessoa que já teve cálculos renais frequentemente volta a tê-los no futuro. É comum os cálculos renais aparecem em bebês prematuros.
    Alguns tipos de cálculos tendem a ser hereditários. Alguns tipos de cálculos podem ocorrer com doenças intestinais, bypass intestinal para obesidade ou defeitos no túbulo renal. A dor pode ser forte o suficiente para que seja necessário tomar analgésicos. A região da barriga (abdômen) ou das costas podem estar sensíveis ao toque.
    O tratamento é aliviar os sintomas e evitar o aparecimento de novos. (Em geral, os cálculos renais que são pequenos o suficiente saem sozinhos.) O tratamento varia de acordo com o tipo de cálculo e a gravidade dos sintomas. As pessoas com sintomas graves talvez precisem ser hospitalizadas. Beba pelo menos de 6 a 8 copos de água por dia para produzir uma grande quantidade de urina..

    ResponderExcluir