Este blog é um espaço destinado ao compartilhamento de informações e curiosidades relacionadas à Anatomia Humana, Saúde e Bem Estar. Entre, divirta-se e deixe suas contribuições.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

(1_EF_LIC_B_MARCELO_LENIAR) Sistema Digestório e digestão


   Tudo o que comemos, ingerimos para o nosso organismo são transformados em substancias vitais para nossa vida essa transformação do alimento e chamado de digestão, através da digestão o nosso organismo é capaz de absorver todas as substancias necessárias para nosso funcionamento. Este processo começa na boca depois segue para o estomago continua no intestino delgado as sobras vão para o intestino grosso e são evacuadas pelo reto. O sistema digestório é muito importante para o funcionamento do organismo.




Referencias bibliográfica:
Disponível< http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sistemadigestorio/ >em
acesso 28/09/12.

Referencia do vídeo:
Disponível< http://www.youtube.com/watch?v=gcWmDduJBZg&feature=related >em acesso 28/09/12.

Um comentário:

  1. 1_EF_LIC_NA_CAROLINE_IATCZAKI_DA_ROSA
    O refluxo é uma doença que acontece no sistema digestório. Acordar à noite com a sensação horrível de queimação, como se o esôfago estivesse pegando fogo, pode ser sintoma da doença do refluxo gastroesofágico. Vamos entender por que isso acontece.Os alimentos mastigados na boca passam pela faringe, pelo esôfago (um tubo que desce pelo tórax na frente da coluna vertebral) e caem no estômago situado no abdômen. Entre o esôfago e o estômago, existe uma válvula que se abre para dar passagem aos alimentos e se fecha imediatamente para impedir que o suco gástrico penetre no esôfago, pois a mucosa que o reveste não está preparada para receber uma substância tão irritante. Quando existe alguma fraqueza nessa região provocada por alterações funcionais do próprio músculo ou porque o diafragma (músculo que separa o tórax do abdômen) não consegue conter as estruturas que estão abaixo dele, o estômago sobe e forma uma protrusão chamada hérnia de hiato. Nesse caso, um líquido ácido escapa do estômago, atinge o esôfago e pode alcançar outros órgãos dos aparelhos digestivo e respiratório. Como a parte superior do aparelho digestivo está em contato íntimo com o aparelho respiratório (a faringe é separada da laringe pela epiglote), o suco gástrico pode alcançar a glote e penetrar na laringe, traqueia, brônquios e pulmões e provocar problemas graves no organismo.

    ResponderExcluir